Mais de mil pais sem ver os filhos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

CM 19-03-2016

Só em 2013 houve 2252 divórcios que acabaram em conflito.

Hoje, Dia do Pai, muitos portugueses não podem desfrutar da companhia dos filhos devido aos conflitos com a ex-mulher. Há também casos, em menor escala, em que as mães estão também impedidas de estar com os filhos. 

Essa impossibilidade leva um milhar de pais e mães a frequentar grupos de ajuda da Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos. Este número estará aquém da realidade, dado que 10% dos divórcios são litigiosos, o que significa que só em 2013 houve 2252 divórcios que acabaram em conflito, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

"Uma parte dos divórcios litigiosos passa por casos de alienação parental, em que um dos pais não consegue estar com o filho porque o ex-cônjuge manipula a criança para esta não querer estar com o pai/mãe ou cria dificuldades de encontro", diz ao CM Ricardo Simões, presidente da associação. 

É o caso de A., que há 6 meses que não está com o filho, de 12 anos. "É duro não estar com ele, apesar dos esforços para o ver. A mãe manipula-o e ele diz que não quer estar comigo. Noutras ocasiões não atende o telemóvel ou desliga quando me ouve", conta.

Eventos

© 2022 AlienacaoParental.pt